quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

um nome na história da economia alemã

Hiperinflação da Alemanha, no pós 1a Guerra.

Por vezes inadvertidamente, por vezes até propositalmente (hipócritas e racistas de extrema direita que ainda hoje defendem idéias eugenistas) - muita gente alega que Hittler venceu a grande crise econômico-financeira que deflagou na Alemanha entre 1922 e 1923.

A Verdade da História foi bem diferente disso.

À época Hitler era um agitaror oportunista de extrema direita, que discursava em brados para o povo, conquistando adeptos para suas idéias estúpidas, tirando proveito do sofrimento dos humildes e sofridos trabalhadores alemães que enfrentavam desemprego e fome.

[Hittler - ainda no meio do povão em Viena –
comemorando a proclamação da Guerra]

A hiperinflação se deu principalmente pelas exigências absurdas do Tratado de Versalhes que arruinaram a economia Alemã. Os pagamentos exigidos neste tratado, como reparo dos estragos provocados pela Alemanha na 1a grande guerra, eram irreais para um país destruído e humilhado no pós guerra. Incapaz de honrar tais exigências, em agosto de 1922 a Alemanha decreta que não vai mais efetuar os pagamentos.

Em função disso, França e Bélgica ocupam regiões industriais ricas e importantes da Alemanha, a qual, temendo que estas indústrias começassem a produzir aço e armas para os invasores, passa a imprimir papel-moeda descontroladamente na tentativa de financiar uma "resistência-passiva".

O resultado para a economia alemã teve um nome: hiperinflação!

Em novembro de 1923 a inflação alemã atingiu a impressionante cifra de 29607 % (vinte e nove mil seiscentos e sete porcento) !!!


[Uma mulher alemã alimenta um fogão com notas de dinheiro, que queimavam mais do que a quantidade de lenha que podiam comprar...]


Bem, o verdadeiro responsável pela façanha de eliminar a hiperinflação alemã do pós-guerra foi um economista chamado Hjalmar Schacht, que pouca gente ouviu falar, a não ser nos círculos acadêmicos de história e economia mesmo....

[Hjalmar Schacht]

Este sujeito, o tal Schacht, foi um cabra muito corajoso e esperto. Ele aceitou o cargo de secretário da moeda da Alemanha (cargo que já havia sido recusado duas vezes por outras pessoas) em novembro de 1923, e implantou uma reforma monetária no país que consistiu básicamente na criação de uma moeda indexadora por um período seguido da criação da moeda oficial forte.

(((( este plano nos é bem familar né? Pois foi basicamente daí que FHC copiou a idéia, em 1994, do pano Real -- à época FHC como ministro da fazenda, lança uma moeda indexada ao dólar, o URV (lembra?) para depois de um tempo lançar o Real ))))

Bem, Hitler tomou o poder muito tempo depois, em agosto de 1934, e aí a história é bem conhecida né?


O artigo em deste link conta os detalhes da façanha do tal Schacht.

[[[ nome do artigo: "Hjalmar Schacht e a economia alemã (1920-1950)", autores: Joaquim Miguel Couto e Gilberto Hackl ]]]

Nenhum comentário:

Postar um comentário