segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

o que é + seguro?



Acidentes como o de 5 de setembro de 2003, na Disneylândia, que deixou um morto devido a falta de manutenção prévia, chamam a atenção do público. Nas estatísticas, as montanhas-russas são muito seguras sendo que em 2001, apenas 134 visitantes necessitaram hospitalização. O número de fatalidades relacionadas ao divertimento é de 2 por ano. De acordo com estudo comissionado pela Six Flags, 319 milhões de pessoas visitaram parques norte-americanos em 2001. Este estudo concluiu que cada pessoa tem uma chance em um milhão de sofrer uma fatalidade numa montanha-russa.



De fato, dirigir à um parque de diversões é mais perigoso do que embarcar num brinquedo neste parque.
Eu costumo pensar nestes comentários que dizem: "é muito mais perigoso viajar com seu carro do que de avião"... perigoso em que sentido??? vamos pensar em termos de proporção. Quantas vezes ao dia andamos de carro? E de avião? E de montanha russa? As estatísticas consideram isso? Não sei... Assim, talvez somando a quantidade de vezes que 100 mil pessoas (de diversas localidades) sairam de carro num ano e dividir pela quantidade de fatalidades, temos (eventos/fatalidades) para 100 mil pessoas, o que talvez seria um índice mais comparável ao avião ou montanha russa, se considerarmos o mesmo "peso" e proporção....
O que se diz é que ocorre 1 óbito por milhão de embarcados de avião.


MEIO DE TRANSPORTE MUNDIAL
Óbitos Por Milhão de Passageiros


  • Automóvel / Ónibus = 201.3
  • Transporte Aquático = 5.3
  • Ferrovia = 3.0
  • Transporte Aéreo Regular = 1.0

A quantidade de 'passageiros' de avião é facilmente medida, através de dados obtidos através das CIAs de aviação. No entanto, o que seria a quantidade de passageiros de automóveis?? Como é medida esta quantidade? como saber a quantidade total de passageiros utilizando veículos num determinado instante em relação aos que sofreram acidentes fatais naquele mesmo instante???? ~200 óbitos por milhão de passageiros??? Como se mediu estes 999800 que sobreviveram ???

Independente da falha ser mecânica ou outra qualquer - o acidente ocorre pois tomamos a condução num determinado momento. Isolando esta componente - quantidade de meios de transporte - podemos calcular outro índice.


Anualmente no Brasil, aprox. 18 milhões de pessoas viajam de avião.
Considerando-se 1 óbito por milhão - seriam ~18 mortes/ano.
A aviação geral no Brasil possuí ~9000 aeronaves.


Portanto, seriam 20 mortes para cada grupo de 10mil aeronaves!


Com base em dados do RENAEST
A frota total de veículos brasileira (carros, motos, caminhões, etc) é de ~55 milhões!
Num ano ocorrem ~20 mil mortes.


Portanto seriam 3,6 mortes para cada grupo de 10mil veículos!


Normalizando os valores em relação à quantidade de meios de transporte, andar de carro é quase 6 vezes mais seguro que andar de avião! A questão toda é: a sujeição ao risco! Estamos muito mais sujeitos à andar de carro várias vezes num ano do que andar de avião! Primeiro porque tem muito mais carro rodando que avião, segundo que, em geral, andar de avião é mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário